• Foto do escritorChristina B. A. Fulford

Depressão

Atualizado: 20 de mai. de 2019

É uma doença causada por um desequilíbrio de processos químicos do cérebro (os neurotransmissores). É hoje, no mundo atual, uma das doenças mais presentes na sociedade.

Depressão

A pessoa que sofre desse mal não consegue ter forças, não consegue sair daquela situação ao qual se encontra, vai muito além de se sentir triste. E a pessoa triste fica com esse sentimento por alguns dias e logo consegue voltar a sua rotina normal.A depressão é uma doença que deve ser bem acompanhada principalmente pelos parentes próximos. Porque a pessoa que sofre desse mal, muitas vezes não é capaz de se cuidar sozinha.

“A depressão, é um distúrbio mental caracterizado por pelo menos duas semanas de depressão que esteja presente na maior parte das situações. É muitas vezes acompanhado de baixa autoestima, perda de interesse em atividades de outra forma aprazíveis, pouca energia e dor sem uma causa definida. As pessoas podem ocasionalmente manifestar delírios ou alucinações.

Algumas pessoas apresentam episódios de depressão separados por um intervalo de vários anos em que o comportamento é normal, enquanto outras manifestam sintomas de forma quase permanente.

Entre 2 a 7% dos adultos com depressão, morrem de suicídio cerca de 60% das pessoas que morrem por suicídio apresentavam depressão ou outro distúrbio de humor”.

De uma maneira geral, os sintomas de depressão se confundem bastante com sintomas de outras doenças. E saber qual a diferença entre um quadro de tristeza, por exemplo, e um caso real de depressão não é a tarefa mais simples do mundo. “Tristeza é uma emoção, enquanto depressão é uma doença.”

FONTE: psiquiatra Dr. Ken Robbins, Universidade de Wisconsin-Madison

A depressão é uma doença que deve ser bem acompanhada principalmente pelos parentes próximos, uma vez que a pessoa que sofre desse mal muitas vezes não é capaz de se cuidar sozinha.

SINTOMAS DA DEPRESSÃO:

• Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia

• Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas

• Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis

• Desinteresse, falta de motivação e apatia

• Falta de vontade e indecisão.Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio

• Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte

• Pode haver desejo de morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio

• Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom "cinzento" para si, os outros e o seu mundo

• Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento

• Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e da libido

• Perda ou aumento do apetite e do peso

• Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo)

• Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Sintomas depressivos - Agapi Psicologia

COMO PODEMOS MELHORAR:

Seria importante, procurar algo que lhe de algum tipo de prazer. Algo que fazia antes e que hoje não tem forças para fazer (hobby, encontrar alguém querido, algo que possa dar algum tipo de conforto ao seu estado físico e emocional).

Busque de alguma forma fazer algum tipo de atividade com o corpo. As liberações de endorfinas trazem bem estar momentâneo e melhoram os sintomas da depressão. É muito importante conseguir dormir bem. Uma noite bem dormida é essencial para o bem estar físico e emocional.

Tente estar sempre próximo de pessoas positivas, queridas e que entendam o que você está passando.

Fazer algum tipo de massagem ou relaxamento pode trazer um bem estar momentâneo causando um enorme bem estar.

Lembre-se que é muito importante um tratamento com o médico psiquiatra. Ele irá auxiliar o paciente com sessões e medicamentos específicos. E o psicólogo também, com seu auxílio nas sessões de terapia individual.

Psicóloga Christina de B. A Fulford - (CRP 71561)